Educar é contribuir para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar no seu processo de cidadania, na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional. Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Atualmente o professor dispõe de uma visão pedagógica inovadora com a participação dos alunos que podem utilizar algumas ferramentas simples da internet melhorando, assim, a interação presencial virtual entre todos com acesso a programas que que facilitam a criação de ambientes virtuais, que colocam alunos e professores juntos na Internet.
Os processos de comunicação tendem a ser mais participativos. A relação professor-aluno mais aberta, interativa. Haverá uma integração profunda entre a sociedade e a escola, entre a aprendizagem e a vida. A aula não é um espaço de inado; mas tempo e espaço contínuos de aprendizagem. Os cursos serão híbridos no estilo, presença, tecnologias, requisitos. Haverá muito mais flexibilidade em todos os sentidos. Uma parte das matérias será predominantemente presencial e outra predominantemente virtual. O importante é aprender e não impor um padrão único de ensinar.
Haverá uma integração maior das tecnologias e das metodologias de trabalhar com o oral, a escrita e o audiovisual. Não precisaremos abandonar as formas já conhecidas pelas tecnologias telemáticas. Integraremos as tecnologias novas e as já conhecidas. As utilizaremos como mediação facilitadora do processo de ensinar e aprender participativamente, sendo assim, haverá uma mobilidade constante de grupos de pesquisa, de professores participantes em determinados momentos, professores da mesma instituição e de outras.

Nenhum comentário:
Postar um comentário