terça-feira, 19 de outubro de 2010

A informática na sala de aula




A inclusão digital de alunos e professores é um grande progresso para a educação. O programa de informatização desenvolvido prevê cursos em diferentes níveis para professores e alunos. Nos laboratórios de informática, os estudantes não só aprendem a usar o computador, mas têm a disposição softwares pra serem usados em várias disciplinas. Podem navegar e pesquisar na internet. Além disso, o uso da informática pelos educadores possibilita a criação de projetos inovadores. “A integração informática/disciplina são excelentes, pois permite ajudar e desenvolver o conhecimento prévio que as crianças já possuem do computador, usando o professor como condutor.” Afirma professora Mônica Joras professora da rede Municipal de Barra do Piraí e do Colégio Medianeira (particular) no mesmo município.  Afirma ainda que no município de Barra do Piraí os professores das escolas estaduais possuem notebooks com acesso a internet e de 6 em 6 meses fazem reciclagem para a proposta de integração informática e educação seja cumprida.
No Centro de Educação Tia Conceição, escola particular no município de Vassouras, alunos e professores contam com um laboratório de informática com 10 computadores e acesso a internet, os alunos são divididos em grupos para que fique um computador por aluno. Além disso, podem utilizar o laboratório para outras disciplinas. Todas as disciplinas podem utilizar o laboratório para pesquisas e elaboração de atividades voltadas para as teorias comportamentalista, construtivistas, sócio-interativista.. “Atualmente o uso da informática é indispensável, porém o seu uso deve ser orientado e direcionado, principalmente quando utilizado para pesquisas na internet. Contribui também para auxiliar como complemento nas disciplinas.” Afirma a professora Rita Flôr, professora do ensino fundamental. A escola amplia sua contribuição e participação promovendo eventos como palestras e olimpíadas de informática  para incentivar seus alunos.
O aluno do 3º ano do ensino fundamental, Ulrick Brasil Corrêa Lomeu, de 09 anos, diz que as aulas de informática são muito boas e que adora fazer pesquisas na internet dos trabalhinhos que as outras professoras mandam.
A aluna do 1º ano do ensino médio, Daniela Fortunato, de 17 anos afirma que a informática/internet contribui de maneira significativa para as pesquisas, além de deixar as aulas mais atraentes.
A professora do ensino fundamental, Rita Flor afirma que a informática na sala de aula facilita muito a aprendizagem, reduz o tempo, atraí a atenção e aumenta a produtividade e o crescimento dos alunos.“O computador deve ser um instrumento de pesquisa, aprendizagem e conhecimento, não só lazer”


Nenhum comentário:

Postar um comentário